Um escritório organizado é a chave para evitar a perda de tempo procurando por objetivos e arquivos importantes. Ninguém merece trabalhar cercado por uma papelada e objetos desnecessários ocupando espaço e comprometendo a ergonomia e conforto. Se você sofre com esse problema, não se preocupe, pois temos 4 passos simples que vão ajuda-lo (a) a deixar o seu escritório arrumadinho.
Os 4 passos da organização
1 – Arrume a sua biblioteca pessoal
Os livros são ótimas fontes de informação e é sempre bom ter alguns deles por perto para consulta-los sempre que precisar. No entanto, o excesso deles pode atrapalhar e ocupar um espaço precioso no escritório. A dica é verificar a sua biblioteca pessoal, selecionar os livros que você de fato necessita e mantê-los perto de você. Os demais é uma boa opção doá-los, já que não há mais serventia para você.
2 – Descarte a papelada desnecessária
Uma realidade comum em grande parte dos escritórios é o excesso de papel. São relatórios, contratos, contas, lembretes… ok, que os papéis são importantes meios de se registrar dados, mas eles também ocupam espaço. Então, desse modo, o melhor é reservar um tempinho para organizar quais são os documentos que precisam ser devidamente guardados e catalogados, quais são importantes, mas também são temporários e podem ser descartados em determinada data e, por fim, aqueles que são lembretes e tarefas rotineiras. Neste último caso, é válido assim que executar tal tarefa, eliminar esse papel.
Uma dica extra é trocar os papeis por lembretes eletrônicos. Outros processos podem ser realizados de forma digital e armazenados com maior facilidade para consulta posterior. É uma alternativa pra lá de segura e ambientalmente correta.
3 – Trabalhe somente com o que é necessário
Seu escritório é pequeno? Então, nada de amontoá-lo com objetos que não são necessários. Deixe no local apenas o que for utilizar de fato e nada de itens sobressalentes ou que não tem serventia. Tente guarda-los em armários, gavetas e organizadores.
O que você tiver em excesso e não for ser utilizado, não deixe de juntá-los e doá-los. É uma forma de ganhar espaço e praticar a solidariedade.
4 – Não compartilhe seu espaço de trabalho
Se você trabalha no esquema de home office, uma dica fundamental é usar apenas o seu espaço de trabalho para o trabalho. Não importa se você tem um cômodo todo ou apenas uma mesa, se este é o seu cantinho para exercer sua profissão, ocupe-o só com o que tem a ver com sua ocupação.
Um grande erro é misturar as coisas do trabalho com as da casa. Isso resulta em pouco espaço e acúmulo de coisas de no escritório. Portanto, coisas de casa ficam em seus respectivos cômodos e os do trabalho só no escritório.
Viu só como é simples manter seu escritório arrumado e organizado?

Todos os direitos reservados Celso Jacob Consultoria ® 2019