Os 7 pecados capitais do empreendedor - PT1

Os 7 pecados capitais do empreendedor – PT1

  • Posted by: webmaster
Os-7-Pecados-Capitais-do-Empreendedor-PT1-CCJ

Para ter sucesso no mundo dos negócios é necessário mais do que uma boa ideia, é preciso ter uma gestão eficiente, criar estratégias, estar atento ao mercado, atender demandas, etc. Por isso, é importante tomar certos cuidados e evitar agir pelo impulso. A revista Exame.com consultou o professor de estratégia e marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alberto Ajzental, o empreendedor e sócio da consultoria Ockam, Fernando Góes, e o sócio da consultoria Brapartner, Tiago Oliveira, e listou 7 atitudes que podem matar as chances de sucesso do seu negócio. Confira!

Os 4 principais pecados

1. Olhar apenas para seu próprio umbigo

Definir o produto ou serviço a ser lançado no mercado é um importante passo para iniciar um novo empreendimento. Em muitos casos, isso é determinado de acordo com os interesses do empreendedor, porém o professor de estratégia e marketing da Fundação Getúlio Vargas, Alberto Ajzental, alerta para que o empresário observe o mercado sob a perspectiva de quem vai comprar o produto ou serviço que será ofertado, para que os gostos e interesses do empresário não limitem a demandas da empresa. “Você é apenas você; é necessário ver o que seu cliente acha. Esse é um grande erro na linha de marketing e mercado”.

2. Esquecer de olhar para fora do seu negócio

Essa é uma dica muito importante, pois o empreendedor deve estar sempre antenado as tendências e estratégias do mercado, não se limitando apenas ao que acontece dentro dos muros da sua empresa. “É fácil perder essa atitude diante da burocracia do negócio. Isso é fatal, porque o cliente é nosso chefe, e perder esse contato faz com que ele fique cada vez menos fiel. Crie um elo estratégico e não deixe de ir ao mercado”, conta Fernando Góes, empreendedor e sócio da consultoria Ockam.

Ajzental aconselha aos empresários a visitar os concorrentes e se colocar no lugar dos clientes. “Visite os concorrentes; coloque-se no lugar do seu cliente e veja as experiências pelas quais ele passa; analise o que ocorre em negócios do mundo todo; e esteja antenado com as notícias publicadas na mídia”.

Pecados mortais do bem relacionamento

3. Não atender bem o cliente, inclusive na hora das reclamações

Um bom relacionamento com os clientes é de suma importância para a atividade da empresa. É preciso ouvi-lo e atendê-lo prontamente, ainda mais quando surgirem reclamações.

 “Você precisa ter um canal aberto com os consumidores. Não abrir um SAC já é loucura; mas, além de abrir, é preciso ouvir o que os consumidores dizem e fazer uma reflexão, saindo apenas das meras desculpas. Especialmente hoje, com as redes sociais: se você trata mal, todo mundo fica sabendo. E isso acontece, geralmente, por detalhes”, explica Ajzental.

4. Descartar a opinião dos seus funcionários

O empreendedor não deve enxergar-se como soberano, detentor de todas as respostas e ignorar as opiniões e sugestões vindas dos demais colaboradores. Estar atento as sugestões vindas dos seus funcionários pode auxiliá-lo a resolver inúmeras questões.  “Os empregados que estão em operações todos os dias podem trazer ideias práticas. Por exemplo, quem está em vendas sabe o que o cliente quer ou por que ele saiu da sua loja”, explica Ajzental, da FGV. “A informação tem que fluir nos dois sentidos dentro da empresa. Isso é bom para os negócios e, ao mesmo tempo, seus funcionários se sentem importantes”.

De acordo com Tiago Oliveira, sócio da consultoria Brapartner, ignorar seus empregados pode trazer consequências negativas para a empresa no futuro, pois seus colaboradores não estarão preparados para assumir tarefas difíceis ou, até mesmo, sucedê-lo no negócio caso algo aconteça.

“É preciso preparar o herdeiro ou pessoas capacitadas desde cedo para assumir a empresa. Na crise, esses preparados poderão colocar a mão na massa e ajudá-lo”.

Não perca a segunda parte desta matéria.