Muito se fala na transformação digital dos empreendimentos e com a atual pandemia isso se provou algo imprescindível. Quem se adaptou ao mundo on-line conseguiu ao menos contornar algumas das perdas ocasionadas pela não presença do cliente nas lojas e estabelecimentos. O lado bom dessa história é que a maioria das médias e pequenas empresas, as mais vulneráveis nessa situação, converteram seus canais de venda para o digital.
Segundo uma pesquisa realizada com 508 empreendedores no mês de fevereiro pela Serasa Experian 73,4% ou sete em cada 10 empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, estão vendendo on-line nesse contexto de pandemia. Esse investimento na venda on-line, de acordo com a pesquisa, ainda foi apontado como fator de atração de novos públicos por 51% dos participantes.
Ainda falando do levantamento, o investimento no digital também proporcionou outras vantagens, como a maior exposição para o negócio, resposta dada por 44,8% dos participantes. Além disso, 34,5% dos empresários informaram que a presença on-line expandiu seus negócios para outras regiões.
Com tamanho sucesso, não é de se admirar que o investimento no mundo digital continue mesmo após o fim da pandemia. É isso que afirmam 83,1 % dos entrevistados que disseram que pretendem continuar com as vendas online.
Além do investimento no digital, vários empresários buscaram outras formas de manterem seus empreendimentos abertos neste momento de crise. Os empréstimos e financiamentos foram as soluções encontrada por 24,8% dos empreendedores para manterem seus negócios. Nesse cenário, as empresas do setor do comércio foram as que que mais recorreram aos empréstimos ou financiamentos (38,1%).
E, você, como tem enfrentado a crise? Conta pra gente nos comentários qual está sendo o seu plano de ação para enfrentar esse momento.