Quando é momento certo de desistir da minha empresa?

Quando é momento certo de desistir da minha empresa?

  • Posted by: webmaster
Quando-é-momento-certo-de-desistir-da-minha-empresa-CCJ

Infelizmente, algumas vezes, o sonho de ter o seu próprio negócio pode se tornar um verdadeiro pesadelo. São contas e mais contas para pagar, recursos diminuindo, pressão por resultados, baixa de clientes, etc. são alguns dos problemas que podem surgir e abalar de vez a estabilidade de um negócio. Se você anda passando por isso e está na dúvida se vale a pena continuar ou desistir da sua empresa, é bom ficar de olho nessa matéria porque vamos listar alguns sinais de que é o momento de fechar as portas.

1 – Saldo negativo

Se a sua empresa anda tendo saldo negativo é hora de sentar e avaliar o que está causando isso. São ações mal pensadas ou excesso de dividas. É importante identificar o problema e partir para uma solução o quanto antes para reverter o quadro e tentar salvar a empresa.

Se o problema for com as dívidas, uma dica é tentar renegociá-las para que você consiga prazos maiores, melhores condições de pagamento e juros menores.

2 – Seu ramo de atuação está em declínio

Com o constante avanço da tecnologia, diversos profissionais e setores se veem em uma situação complicada: extinção da sua atividade. Isso não acontece de um dia para o outro, mas é um processo que vai acontecendo aos poucos e é neste momento que você deve avaliar se é possível reverter esse quadro ou se atualizar para não sair de cena.

3 – Empresa engessada

Não tem coisa pior do que em momentos de crise a empresa se mantar engessada a tal ponto que não é possível simplificar, se modificar e se reinventar para enfrentar os desafios. Quando uma empresa chega nesse ponto dificilmente ela conseguirá dar a volta por cima.

4 – Sem interesse em compra do negócio?

Se depois de todos os pontos listados você já correu atrás de alguém para comprar o seu empreendimento, mas tem encontrado resistência, falta de interesse, etc é um sinal claro de que realmente não há muito que se possa fazer a não ser fechar as portas. Por mais que seja duro ver a empresa que um dia você tanto sonhou fechar as portas, se esta for a melhor decisão diante do panorama apresentado, faça isso ciente de que você tentou ao máximo salvar o seu negócio. Manter algo que não dá resultados por teimosia ou apego pode ser desgastante financeiramente e fisicamente. O que você precisa ter em mente que esse processo deve ser feito com cautela para que o impacto da sua saída do mercado seja o menor possível. Se você quiser saber mais sobre isso, não deixe de ler nossa matéria que fala um pouco sobre como fechar as portas sem que isso gere uma má reputação.