Um novo começou, mas infelizmente a crise econômica não ficou no passado. Ainda é preciso ter cautela e se planejar muito bem nesse período para evitar problemas financeiros, sobretudo os empresários donos de pequenos negócios. Afinal, se a crise já representa um risco as grandes empresas, imagina as pequenas que não dispõem do mesmo aporte financeiro. Pensando nisso, separamos 4 dicas para gestão de pequenos negócios durante a crise, confira!
A tecnologia tem a grande missão de facilitar as nossas tarefas do dia a dia, não é verdade? Isso também é uma realidade no mundo dos negócios. Existem milhares de soluções que nos ajudam a otimizar o tempo e o fluxo de ações, permitindo mensurar em tempo real os resultados da sua empresa.
Por isso, procure conhecer as soluções tecnológicas disponíveis no mercado que melhor se enquadram na gestão do seu negócio. Algumas dessas soluções possuem preços bem em conta ou possuem versões gratuita, como nos casos dos softwares. Fique atento!
Passar por um período de crise pode ser muito estressante, ainda mais dentro do ambiente de trabalho em que a incerteza sobre a continuidade dos empregos faz com que o clima fique meio pesado. Por isso, é hora de investir no relacionamento entre os colaboradores para melhorar o clima dentro da empresa.
Vale lembrar que essa dica é válida para todos os momentos dentro da sua empresa, viu!
Em tempos de recessão econômica, a ideia de perder clientes é algo assustador. Por isso é muito importante fidelizar os seus clientes antes de ir em busca de novos. Aqui vão algumas dicas: procure desenvolver uma abordagem mais próxima e amigável para atender o cliente; mostra-se interessado e atento ao que ele tem a dizer, mesmo que sejam críticas; aposte nas redes sociais para gerar engajamento e se comunicar, etc.
Estar atento ao estoque do seu comércio é muito importante para saber o que é ou não um sucesso de vendas. Não estamos falando apenas de saber quantos produtos existem lá para serem vendidos aos clientes, mas também racionalizar os seus investimentos com base no estoque.
Entenda por racionalizar, interpretar como está sendo a saída dos produtos e saber investir naqueles que tem sido um sucesso. Não adianta nada oferecer uma grande variedade de produtos que não tem demanda o suficiente para valer a pena a aquisição.
Gostou das dicas? Então não perca tempo e comece a mudar o seu empreendimento para a melhor e dar a volta por cima em 2020!