1 – Investimento próprio
Essa é uma das melhores formas para financiar a abertura de um novo negócio, afinal com investimento próprio você se vê livre do pagamento de empréstimos e seus juros. Outra vantagem é que como o investimento é feito por você mesmo, o controle do quanto se pode gastar nesse processo é mais “visível”, já que o quanto você tem disponível será o limite para se investir.
2 – Agências públicas
Essa é uma boa opção para quem não possui um grande capital para iniciar com seu próprio dinheiro a abertura do seu negócio. A grande vantagem das agências públicas são os juros mais em conta para empréstimos. Nesse caso, você pode recorrer aos programas de fomento das agências públicas, como o BNDES (na esfera federal) ou outras tantas nas esferas municipal e estadual.
As agências de fomento são instituições que possuem por objetivo financiar capital fixo e de giro para empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte, previstos em seus programas.
Ah, lembre-se que dependendo da agência, poderá ser solicitado a apresentação do seu plano de negócios. Por tanto, se antecipe e elabore seu plano de negócios.
3 – Empréstimo
Os empréstimos bancários também são formas válidas para conseguir o dinheiro necessário para abrir a sua empresa, mas é necessário que empresário analise bem as taxas de juros dos bancos para não ficar endividado. Uma dica importante é se manter longe de empréstimos como cheque especial ou cartão de crédito.
Antes de aceitar qualquer proposta de empréstimo consulte o gerente do banco para lhe indicar a melhor forma de empréstimo para começar um negócio. Em geral, os bancos já possuem produtos próprios para financiamento de empreendedores, alguns até aceitam bens como garantia nas operações, o que pode reduzir as taxas de juros.
4 – Investidores
Por último, mas não menos importantes temos os investidores externos ou o investidor anjo, modalidade que chegou ao Brasil nos últimos anos, como modelo de financiamento de novos negócios. Os investidores anjo são normalmente pessoas físicas que investem em empresas e/ou ideias com alto potencial de crescimento com dinheiro próprio.
Esse tipo de financiamento é interessante, pois, em geral, os investidores possuem muita experiência no mercado e podem auxiliar o novo empresário a obter bons resultados. No entanto, deve-se lembrar que os investidores esperam justamente esses resultados para fazer valer o seu investimento financeiro, por isso é importante que o empreendedor esteja seguro da potencialidade do seu negócio ou ideia.
Como última dica para os futuros empreendedores dada por Arnaldo é que tenha disciplina para gerir seu negócio para que dessa forma mantenham em alta sua credibilidade frente aos seus investidores.