Quando devo fazer uma promoção?

Quando devo fazer uma promoção?

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As promoções são formas de atrair clientes e aumentar as vendas de produtos por um período de tempo. Parece uma estratégia perfeita e sem falhas para fazer sucesso, não é verdade? Bom, sem o devido planejamento uma promoção que poderia ser um grande sucesso pode se tornar uma grande dor de cabeça. Mas afinal de contas, quando devo fazer uma promoção? Para responder essa pergunta, a Revista Exame conversou com o coordenador do curso de Gestão Financeira do Complexo Educacional FMU, Arnaldo Vhieira. Confira as dicas dele!

Etapas da criação de uma promoção

1 – Defina seu objetivo com a promoção

Antes de lançar uma promoção é importante que esteja claro para você quais são os seus objetivos com essa oferta.

Arnaldo destaca que o objetivo não deve estar apenas atrelado ao aumento do dinheiro em caixa, pois a lucratividade de um negócio não está restrito apenas a esse detalhe. “No mundo dos negócios, a ampliação da marca no mercado e o aumento do market share é fator preponderante para a sustentabilidade da empresa”

2 – Planeje

Planejamento é uma palavra que tem que estar sempre na ponta da língua do empreendedor, pois ela é essencial para tudo que for feito em seu empreendimento. Sem planejar cuidadosamente qualquer ação, as chances de acontecerem erros e falhas são inúmeras e correr riscos desnecessários é perigoso demais para o sucesso do seu negócio.

No caso das promoções, você deve planejá-la com cuidado, verificando o que será ofertado, o quanto desse produto está em estoque, até quanto você pode fazer um desconto sem comprometer seu lucro, qual o melhor momento para lançar essa promoção, etc.

Tudo que envolve essa promoção deve ser cuidadosamente analisado e bem estruturado para que não haja equívocos e acabe gerando resultados negativos, como reclamações, perda de dinheiro, etc.

Detalhes que fazem a diferença

3 – Divulgue

Uma boa oferta não deve ficar escondida, afinal você precisa atrair mais clientes para o seu negócio e ampliar suas vendas. Por isso, você deve investir em estratégias de divulgação da sua promoção.

Atenção especial aos detalhes que validam essa promoção para que não haja propaganda enganosa e gere problemas judiciais com seus clientes.

4 – Gastos

Avaliar cuidadosamente uma promoção significa que ela se ajusta bem ao orçamento da sua empresa. Nunca uma promoção deve gerar gastos superiores ao que você pode obter com o faturamento das suas vendas, pois isso significa que você está tendo prejuízo.

O planejamento é fundamental para saber se realmente essa promoção é viável financeiramente, pois lançar uma oferta requer gastos a mais como marketing, contratação de mão de obra, etc.