Facilidade para pagar é um slogan que várias empresas do comércio adoram utilizar para atrair clientes. É cartão de crédito, crediário, PIX, boleto, etc. Com tantas opções disponíveis você deve se perguntar se ainda vale a pena utilizar crediário próprio. Bom, usar todas as ferramentas disponíveis pode ajudar a alavancar seu negócio. Contudo, para que isso ocorra, você deve utilizá-las com responsabilidade.
O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central e lançado recentemente. Ele é a sensação do momento, justamente por ser uma opção de pagamento inovadora, permitindo transferências em tempo real. De acordo com o Banco Central, mais de 33 milhões de chaves de identificação PIX foram criadas nas primeiras semanas do lançamento.
Seus maiores benefícios são a isenção de taxas para as pessoas físicas e os juros baixos para as pessoas jurídicas. Acredita-se que ele irá substituir a Transferência Eletrônica Disponível (TED), o Documento de Crédito (DOC), os boletos bancários e os pagamentos em débitos.
Agora, a pergunta esperada: apostar em crediário próprio ainda é uma boa opção para o comércio?
Todas as ferramentas podem ser suas aliadas, inclusive o crediário próprio. Nesse sentido, apostar no crédito próprio pode ser uma boa saída para pagamentos que não forem à vista se ele estiver associado à Inteligência Artificial e ao treinamento de Machine Learning.
Através da Inteligência Artificial, será possível fazer a análise dos clientes em potencial e, assim, diminuir as chances de prejuízos financeiros com a inadimplência. Além disso, também pode ocorrer um aumento do volume de negócios devido à redução no tempo de espera para avaliação de risco.
Com o Machine Learning, pode-se criar algoritmos que poderão prever o descumprimento do pagamento e, assim, contatar o cliente para renegociação das dívidas ou expansão do crédito para próximas compras.