Alerta vermelho: os sinais de que a saúde financeira da sua empresa vai mal - PT2

Alerta vermelho: os sinais de que a saúde financeira da sua empresa vai mal – PT2

  • Posted by: webmaster
Alerta_vermelho-os-sinais-de-que-a-saúde-financeira-da-sua-empresa-vai-mal-PT2-banner-CCJ

Na última matéria desta série, você descobriu conosco a importância de se atentar à liquidez e ao fluxo de caixa para manter a saúde financeira do seu empreendimento. Por isso, nesse tempo de tantos desafios e dificuldades econômicas em que se faz ainda mais necessário avaliar a saúde financeira, nós estamos trazendo mais algumas dicas para que você consiga cuidar do seu negócio com mais eficiência.

Dê atenção às suas dívidas e salve a vida financeira da sua empresa

Se atentar as suas dívidas é fundamental, pois além de verificar se as contas estão sendo pagas na data correta e evitar o acúmulo de dívidas, pode-se identificar se está sendo usado apenas os recursos da empresa para arcar com as dívidas ou se está sendo necessário usar recursos de fora, como, por exemplo, os empréstimos. Além disso, procure entender os motivos que estão levando ao endividamento e tente diminuir o problema. Alguns fatores que podem levar ao endividamento é a falta de planejamento estratégico, a falta de informações e a falta de organização.

Observe o faturamento 

É importante se atentar ao faturamento mensal para observar se você está conseguindo receber o faturamento esperado ou abaixo dele. Se o faturamento estiver abaixo do que se espera com frequência será extremamente necessário dar ainda mais atenção ao seu planejamento financeiro e tomar as medidas que sejam necessárias.

Aposte em processos automatizados

Automatizar alguns processos, principalmente os processos financeiros pode ajudar a evitar erros, a diminuir os custos e a direcionar os colaboradores para áreas mais estratégicas. Nesse sentido, ganha-se mais produtividade, otimização e segurança. A falta de automatização pode fazer com que algumas informações imprescindíveis para a manutenção da saúde financeira do seu negócio passem despercebidas.

Bom, encerramos nossas dicas por aqui e estamos ansiosos para saber o que vocês acharam dessa matéria. Também queremos saber quais outros assuntos você gostaria que a gente abordasse por aqui. Se cuidem, e até a próxima.