Se formalizar traz vários benefícios para o trabalhador autônomo. Esses benefícios trazem mais segurança e qualidade de vida, o que permite que o ou a trabalhadora possa realizar seu trabalho com menos preocupações e riscos. Mas, caso você ainda esteja perdido(a), continue lendo essa matéria e conheça as principais vantagens de ser MEI.
Com essa categoria, os trabalhadores autônomos poderão ter acesso à Previdência Social. Isso é possível porque o MEI realizará o pagamento de uma alíquota mensal de 5% sobre o salário mínimo vigente.
Aposentadoria por idade
Para obter o direito de aposentadoria por idade, o MEI precisará ter contribuído por no mínimo 15 anos. A aposentadoria por idade é um direito do(a) trabalhador(a) de receber um salário mínimo mensal após os 60 anos de idade para as mulheres e 65 anos para os homens.
Aposentadoria por invalidez
O trabalhador autônomo ou a trabalhadora que não tiver mais condição de trabalhar poderá receber a aposentadoria por invalidez. Nesse caso, o tempo de contribuição mínimo corresponde a 12 parcelas até o dia do requerimento do benefício.
Auxílio-doença
Esse benefício é concedido ao MEI que precisa ficar temporariamente sem trabalhar por conta de alguma doença ou acidente. O tempo mínimo de contribuição também corresponde a 12 parcelas até o dia da solicitação do auxílio.
Salário-maternidade
Para ter direito a este benefício, as trabalhadoras, que tiveram filho por parto ou adoção, precisam ter contribuído por no mínimo 10 meses.
Pensão por morte
Caso o MEI venha falecer, seus dependentes terão direito a receber a pensão. O tempo mínimo de contribuição para esse benefício corresponde a uma parcela antes do falecimento do(a) trabalhador(a).
Auxílio-reclusão
Se o MEI estiver preso em regime fechado ou semiaberto, seus dependentes terão direito ao auxílio-reclusão. O tempo mínimo de contribuição para esse benefício também é de um parcela antes da reclusão.
Tem dúvidas sobre essas ou outras vantagens de ser MEI?
Quais as demais vantagens que você gostaria que tivessem entrado nessa matéria?
Deixe sua opinião e sugestões para os próximos temas nos comentários. Se cuida e até breve!