Começar um negócio é o sonho de muita gente. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa de 2019 realizada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll. Ao entrevistar 1 mil brasileiros, entre os 23.500 participantes de 24 países, foi descoberto que 77% deles sonham em empreender. No entanto, 65% desses brasileiros afirmaram se sentirem sem fôlego para encarar os desafios. Empreender pode ser desafiador, mas não menos realizador. Se você se encontra nessa situação, é bom ler esta matéria, pois vamos dar algumas dicas para lidar com os primeiros e principais riscos de alçar voo solo no mundo dos negócios.
Para começar, é preciso entender que empreender é se arriscar, pois é necessário investir tempo e dinheiro na sua atividade comercial. Ter lucro é resultado de esforço e de boas práticas de gestão. Se este é o seu sonho, tenha em mente que você terá de se dedicar e ter força de vontade para seguir em frente em meio aos desafios e olha que vale muito a pena. Segundo uma pesquisa do Sebrae, 3 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos. No entanto, entre os empreendedores que conseguem ultrapassar os cinco anos, 90% deles se dizem satisfeitos com sua escolha.
Ainda sobre a pesquisa do Sebrae, 88% dos empreendedores começam seus negócios com recursos próprios ou da família. Quando o empreendimento não dá certo, os empresários estimam uma perda de 50% do que foi investido. Isso significa que existe um risco de perda patrimonial ao se lançar como empreendedor.
É possível reduzir esse risco planejamento muito bem os seus passos e se aprofundando nos conhecimentos sobre gestão e finanças. Isso o ajudará a ter mais assertividade na tomada de decisões.
Um risco, que na verdade é um erro, é começar um negócio sem saber o capital de giro necessário. Pode acreditar que isso acontece bastante, pois 39% dos empreendedores não sabem o quanto vão precisar ter em caixa para manter seu negócio funcionando. Isso pode ser desastroso se a empresa não atrair clientes assim que abre as portas.
Para não assumir um risco desnecessário, antes de abrir um empreendimento pesquise e planeje seus gastos e levante o capital necessário para que seu empreendimento.
Para não nos estendermos muito no assunto, vamos continuar o papo em um segundo artigo. Não deixe de acompanhar o nosso blog para conferir o último risco e, principalmente, como evitá-lo.