O período de entrega das declarações de imposto de renda 2021 já começou e a Consultoria Celso Jacob está preparada para auxiliar seus clientes nesse processo. A campanha IRPF Descomplicado, criada exclusivamente para esse momento, vem apresentar as vantagens de contar com os CCJ no preenchimento dos dados.
Se você se enquadra no grupo de contribuintes que precisam declarar o imposto de renda, você poderá contar a expertise da CCJ para poupar tempo, evitar erros e, assim, não cair na malha fina e receber sua restituição mais cedo. Para isso, basta você agendar um horário para atendimento – clique aqui para agendar – e trazer os documentos para o preenchimento. Abaixo listados os documentos necessários
– Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
– Endereços atualizados;
– Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física;
– Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
– Atividade profissional exercida atualmente.
– Para imóveis: data de aquisição, área do imóvel, inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
– Em caso de veículos, aeronaves e embarcações: número do Renavam e/ou registro no órgão fiscalizador correspondente;
– Para contas correntes e aplicações financeiras: CNPJ da instituição financeira, agência e conta.
– Informes de rendimentos de instituições financeiras, como bancos, bancos digitais e corretoras de valores e de investimentos;
– Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore, distribuição de lucros;
– Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis;
– Informes de outras rendas recebidas em 2020, como doações, heranças e pensão alimentícia;
– Dados do Carnê-Leão para importação na Declaração do IR;
– Informes de rendimentos de programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana.
Documentos referentes a bens e direitos.
– Documentos que provem a compra e venda de bens e direitos em 2020;
– Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda e boleto do IPTU de 2020;
– Documentos que provem a posição acionária em uma empresa, se aplicável;
– Demonstrativo de Ganhos de Capital – 2020 (GCAP) para importação.
Documentos relacionados a pagamentos e deduções efetuadas
– Recibos ou informes de rendimentos de plano ou seguro de saúde (com CNPJ da empresa emissora e indicação do paciente);
– Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional e indicação do paciente) – recibos, notas fiscais, extrato do plano de saúde que evidencie os gastos;
– Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora e indicação do aluno);
– Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);
– Recibos de doações feitas;
– Recibos de empregado doméstico (no máximo um), contendo número NIT.
Documentos relacionados a dívidas e ônus
– Informes e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no ano passado.
Documentos referentes a rendas variáveis
– Notas de corretagem e extratos de Imposto de Renda enviadas pelas corretoras a quem faz negociação de renda variável;
– Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARFs) de Renda Variável;
– Informes de rendimentos adquiridos com renda variável.
Prazo
Em 2021, o início do envio das declarações foi no dia 1 de março. O prazo final para entrega é no dia 30 de abril. Ao todo, é esperado o envio de 32 milhões de declarações.