Se você é comerciante essa cena deve ser bem familiar para você: um cliente entra, observa uns produtos, o vendedor se aproxima, troca umas palavras com o cliente e pouco tempo depois o cliente se vai sem comprar nada. Isso é muito comum e frustrante, não é mesmo? Bom, por sorte trouxemos algumas dicas que podem ajuda-lo a reduzir o número de vezes que essa cena se repete por dia, confira nossas dicas!
A primeira dica é orientar os seus vendedores a apostarem em uma nova abordagem com os clientes. É bom deixar para trás aquelas velhas táticas de super elogiar, falar demasiadamente das promoções e dos produtos da loja ou continuar repetindo o refrão: “olá, posso ajuda-lo” e ficar seguindo o cliente enquanto ele observa os produtos.
Que tal saudá-lo e encaminhá-lo para o interior da loja para observar a vontade seus produtos?
Uma outra dica é dar espaço ao cliente para que ele possa observar e escolher os produtos à vontade. A presença constante do vendedor ao lado do cliente, falando sobre ofertas, promoções e produtos podem acabar incomodando ao invés de fazê-lo optar pela compra.
Saiba respeitar o espaço do cliente e dê tempo para que ele conheça seus produtos e busque auxílio do vendedor quando estiver interessado.
Essa dica está diretamente ligada a anterior, ou seja, respeito o espaço do cliente. Sendo assim, fale menos e escute mais. Muitas vezes a iniciativa de procurar auxílio parte do próprio cliente produtos e aí sim você deve agir, com a resposta na ponta da língua. Falar demais com o cliente, oferecendo produtos, serviços e soluções o tempo todo pode afastá-lo.
Escute mais o seus clientes, compreenda suas dúvidas e utilize seu conhecimento sobre a loja, produtos e sobre vendas para oferecer soluções adequadas para essas necessidades.
Seja cuidadoso ao utilizar essa dica. Bancar o espetinho tempo todo pode ter o efeito reverso e fazer o cliente perder o interesse. Seja mais sutil e avalie o momento certo para desafiá-lo com curiosidades e novidades.
Tem um jeito todo especial para concretizar vendas e é elogiado por essa qualidade? Então não deixe de usá-la. Seu diferencial é o que faz com que fideliza clientes e os atrai a fazer compras.
Caso você ainda não descobriu seu diferencial, avalie bem os outros vendedores e o seu comportamento com os clientes. Busque enxergar padrões que agradam mais e tenta fazer algo nesse sentido, mas que ao mesmo tempo cubra algumas falhas nessa tática.
Agora é sua vez!
Viu só como é possível melhorar as suas vendas utilizando a abordagem correta? Então não deixe para depois e ponha logo em prática!