Os altos custos de produção de uma organização estão entre os principais motivos de fechamento de empreendimentos. Não é à toa, que minimizar os custos é o objetivo de vários gestores, pois assim é possível encontrar o desejado equilíbrio financeiro, que permite o crescimento dos negócios. Como combinado, trouxemos a segunda parte de nosso artigo com dicas para reduzir os custos da sua empresa. Confira agora mais 3 dicas:
1 – De olho no estoque
Uma boa gestão do seu estoque é uma forma eficiente de reduzir os custos. Produtos, mercadorias e matérias-primas com baixa rotatividade podem aumentar os seus gastos e comprometer o seu capital de giro. Uma forma inteligente e simples de fazer isso, sem recorrer aquelas promoções relâmpagos, que muitas vezes dão prejuízo por não recuperarem o dinheiro investido na aquisição do produto, é destacar nas prateleiras as mercadorias mais próximas do vencimento para que elas sejam vendidas antes dos mais novos.
2 – Aposte na tecnologia
A tecnologia, sem sombra de dúvidas, é uma aliada e tanto do empreendedor. É possível economizar tempo e recursos valiosos com ajuda de ferramentas no dia a dia produtivo da empresa.
O uso de softwares ou maquinário podem até ter um alto custo na implantação, mas devido aos ganhos na produção, o retorno do investimento acontece de forma mais rápida e em pouco tempo a economia já é possível ser sentida nas finanças da empresa.
3 – Atenção aos prazos
Pode parecer algo simples e até mesmo superficial, mas os prazos das contas, contribuições e obrigações legais podem comprometer as receitas da sua empresa. Pagar seus débitos em atraso constantemente pode virar uma bola de neve, devidos aos juros e multas que podem ser aplicados. Por isso, é importante gerir muito bem os prazos e cumpri-los com eficiência para impedir que os juros venham onerar ainda mais o orçamento.
Atenção especial se sua empresa está pagando algum empréstimo a uma instituição financeira. Normalmente, os juros pelo atraso nos pagamentos são mais altos e podem comprometer suas finanças.
Seguindo essas orientações é possível reduzir os custos para que o lado financeiro da sua empresa possa respirar mais aliviado.
Todos os direitos reservados Celso Jacob Consultoria ® 2019