Ser o único em uma região a oferecer um produto ou serviço é uma posição confortável e poucos tem esse privilégio, mas as coisas podem mudar de uma hora para outra quando um concorrente surge no mercado, e agora, devo me desesperar? Calma, ter um concorrente não significa necessariamente que sua empresa corre risco, mas pode ser que você tenha que dividir uma parte dos seus clientes com um novo player, mas saiba que tem formas de evitar a perda substancial de clientes e vamos ensinar algumas delas.
Antes de tudo é interessante que você faça uma pesquisa para conhecer melhor quem é o seu concorrente: o que ele oferece, quais são seus diferenciais, onde ele se localiza, seus pontos fortes e fracos, etc. são informações muito valiosas para que você se prepare melhor para o que está por vir.
Ah, não deixe de fora os clientes, pois saber o perfil do público, quais são as demandas não supridas, o que eles consomem, etc. também é importante para o seu negócio
Sim, é interessante reforçar a sua marca no mercado, principalmente, ressaltando seus pontos fortes. Lembra-se da pesquisa de mercado que mencionamos anteriormente, ela é importante exatamente neste processo para que você anuncie seus pontos fortes que são mais atrativos e suprem os pontos fracos do seu concorrente.
É normal que assim que surge uma novidade, alguns clientes tenham curiosidade de conhecer o novo empreendimento. Não é porque ele abriu hoje e o estabelecimento está lotado que significa que o seu concorrente vai conseguir o mesmo resultado todos os dias.
Muito cuidado ao fazer promoções e abaixar seus preços apenas para bater o seu concorrente. É preciso colocar tudo isso na ponta do lápis antes de passar a etiquetadora. Uma promoção mal pensada pode resultar em prejuízos quando o valor de venda ao consumidor é inferior ao que você pagou para produzir ou na aquisição do fabricante, por tanto cuidado.
Por fim, é importante destacar que apesar do mercado ser bem dinâmico você não deve perder a cabeça por cada novo concorrente que surgir. Como você deve ter aprendido nesses anos em que sua empresa está de portas abertas manter uma empresa funcionando não é tarefa fácil e só sobrevive quem consegue administrar bem e por isso sua experiência é essencial para que você continue tendo a preferência dos seus consumidores.