A escala de trabalho é extremamente importante para organização da produção na empresa e também para garantir a integridade física e mental dos colaboradores. Através da escolha da escala adequada, é possível evitar as jornadas excessivas e as consequências que podem vir por conta da sobrecarga do ou da funcionária. Contudo, fazer a melhor escolha pode não ser uma tarefa simples a princípio. Pensando nisso, vamos compartilhar com você algumas informações que podem lhe auxiliar no processo de definição de escala.
A primeira escala que veremos é a 5×1. Nela, são trabalhados cinco dias e após há uma folga de um dia. Essa opção é rotativa, logo, não existe dia fixo para o descanso.
A segunda escala é a 5×2. Como a primeira, também deverão ser trabalhados cinco dias da semana. Dessa vez, porém, há duas folgas que poderão ou não serem consecutivas.
Outra opção que pode ser escolhida é a 6×1. Embora possa ser rotativa, pelo menos um domingo ao mês precisa ser de descanso.
A escala 12×36 é seguida por 12 horas de trabalho e 36 de descanso. Ela geralmente é escolhida para funções em que não pode haver a interrupção do trabalho.
Semelhante a escala anterior, a 18×36 é composta por 18 horas de trabalho e 36 de descanso. Ela é muito exaustiva e não é indicada para qualquer função.
Por fim, há ainda a 24×48. Essa também não é indicada para qualquer função, sendo geralmente destinada a policiais e trabalhadores do pedágio.
É importante ressaltar que apesar de poder personalizar as escalas, as regras e legislações devem ser respeitadas. O limitador de 44 horas semanais trabalhadas e os intervalos estipulados não podem ser ignorados. Nesse sentido, lembre-se que jornadas de até 6 horas devem ter intervalo mínimo de 15 minutos e jornadas acima de 6 horas devem ter intervalo mínimo de 30 minutos.
Caso tenha dúvidas sobre o assunto, não deixe de nos procurar. Temos um time preparado para te auxiliar nessas e em outras questões.
Deixe suas sugestões de temas nos comentários. Se cuide e até breve.