Em épocas de crises, a inadimplência tende a aumentar. Contudo, existem maneiras para lidar melhor com essa situação e diminuir os impactos dela no negócio. Para isso, é importante pensar sobre como tem sido sua relação com clientes inadimplentes.
Em primeiro lugar, deve-se observar se você tem ocupado uma posição de cumplicidade em relação aos clientes devedores. Isso acontece quando a empresa permite que a situação de não pagamento persista por muito tempo. É fundamental perder a vergonha de cobrar, acompanhar os vencimentos e pagamentos e abordar os clientes de forma amigável para resolver o problema.
Você também deve se policiar para não ocupar a posição de refém do inadimplente. Isso acontece quando a empresa não possui uma reserva para lidar com emergências ou problemas como a inadimplência, por exemplo. Para ter essa reserva, deve-se ter um bom planejamento e controle financeiro.
De acordo com o Banco Central, a partir do momento em que os pagamentos não quitados com mais de 90 dias de atraso são maiores que 5% é importante que a empresa fique mais atenta.
Dentre os motivos que podem fazer as pessoas deixarem de pagar alguma conta estão o esquecimento e a indisponibilidade financeira. Conheça a realidade dos seus clientes e busque alternativas para evitar que inadimplência aconteça ou persista.
Uma das formas para evitar essa situação é a cobrança preventiva. De forma humanizada, você pode notificar seu cliente através de mensagem ou e-mail automático, informando sobre a aproximação da data de pagamento. Assim, consegue-se evitar que o cliente esqueça da dívida.
Segundo dados publicados pelo G1, há um total de 62,65 milhões de brasileiros endividados, cerca de 57% da população adulta. Para negociar as dívidas desses clientes, é importante oferecer diversos meios de pagamento e parcelamentos. Contudo, é extremamente importante levar em conta fluxo de caixa de sua empresa para não causar mais prejuízos.
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