Com o avanço da tecnologia e a chegada de novas abreviações, muita gente ficou com dificuldade para identificar e saber quais são as funções dessas ferramentas. Pensando nisso, vamos conhecer mais um pouco sobre esses documentos e identificar as diferenças entre o Danfe, a NF-e e o XML. Vamos lá?
O termo Danfe significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. Ele representa fisicamente a nota fiscal e eletrônica e mostra informações importantes como, por exemplo, os dados da empresa e as informações do cliente. É ele o papel que recebemos quando fazemos uma compra.
Apesar de não substituir a nota fiscal, o Danfe pode comprovar a existência e a legalidade dela. Por não ter valor fiscal, ele não precisa ser armazenado.
A NF-e, Nota Fiscal Eletrônica, surgiu como substituição da nota fiscal de papel. Ela é emitida e arquivada digitalmente e tem como propósito trazer mais segurança e eficiência para o trabalho da Receita Federal.
O XML, Extensible Markup Language, em inglês, é uma espécie de resumo digital da nota fiscal. Toda vez que uma nota fiscal é emitida, gera-se um XML que precisa ser guardado por pelo menos cinco anos e que deverá ser apresentado na prestação de contas e no recolhimento de tributos.
Ainda está com dúvidas? Deixe nos comentários, será um prazer ajudar você.
Ah, não esqueça de nos dar sua opinião sobre essa matéria e sugerir novos temas. Se cuida e até breve!