Agora, que você já tem maior controle sobre suas finanças, já definiu um valor mensal para investir, já sabe da importância de poupar para alcançar objetivos, chegou, enfim, a hora de conferir nossas dicas para investir.
O investimento pode ser definido como a aplicação de recursos em algum produto ou ativo, visando obter lucros depois, ou seja, ter um retorno financeiro maior que o investido inicialmente. Existem vários tipos de investimento para atender os diferentes perfis e necessidades dos investidores e investidoras.
Guardar seu dinheiro na poupança ou em casa não é o mais recomendável, visto que o rendimento é baixo. Através dos investimentos, você atinge diferentes objetivos, como, por exemplo, adquirir um imóvel ou desfrutar de uma aposentadoria mais confortável. Por fim, cabe mencionar que um dos benefícios de investir é a segurança proporcionada pela manutenção e aporte frequentes que o investidor pode obter.
Em primeiro lugar, você deve descobrir qual é o seu perfil investidor. Essa informação ajudará você a identificar quais são as modalidades de investimento que mais combinam com você e que estejam alinhadas com seus objetivos. Para isso, você pode contar com o auxílio de um profissional habilitado.
Após descobrir qual é o seu perfil, será o momento de escolher os seus investimentos. Dentre as muitas possibilidades, há o investimento em títulos públicos e privados, ações, fundos de investimento e produtos para investimento no mercado imobiliário.
Bom, depois de aplicar todas essas dicas, se policie para não gastar além do esperado, acumulando dívidas, e precisar usar o dinheiro do investimento. Evite os cartões de crédito e procure separar o dinheiro para cada uma das suas obrigações já no início do mês para não correr o risco de gastar.
Terminamos nossa série hoje. E aí, o que achou? Caso tenha dúvidas ou deseje saber sobre algum assunto que ainda não abordamos, não deixe de nos dizer. Quem sabe, seu assunto não é o próximo a ser abordado aqui.