Devido à dificuldade em encontrar um trabalho no Brasil, muitas pessoas têm buscado oportunidades em áreas que não são de sua formação. Contudo, uma dúvida pode surgir: um emprego fora da minha especialidade pode impactar meu currículo? Pensando nessa dúvida que ronda a mente de vários profissionais, preparamos essa matéria com o objetivo de lhe auxiliar na tomada de decisão.
Cada caso é um caso e cada pessoa precisa analisar a própria situação para tomar a melhor decisão para si e para sua carreira. No geral, não é indicado que assim que perder o trabalho, uma pessoa aceite um serviço fora de sua área. Se esse ou essa profissional tiver recursos para se manter enquanto procura por um trabalho de acordo com sua especialidade, é aconselhável que faça isso. Todavia, se a vaga ofertada for do interesse do ou da profissional ou se não haver mais recursos para se manter, pode ser fundamental ser mais flexível em relação à nova oportunidade.
Outro ponto importante é que se você precisou ou vai precisar aceitar um vaga que não corresponda à sua especialidade ou que não seja um novo objetivo de carreira, não deixe de buscar vagas e oportunidades para adquirir mais conhecimento na sua área. Isso poderá lhe ajudar quando for se candidatar a uma vaga na sua área.
No currículo, você deve informar quais são os conhecimentos e as experiências que você tem no campo denominado “resumo”. O campo denominado “objetivo” deve estar aliado à vaga que o trabalhador (a) está se candidatando. Lembre-se que quanto mais seu perfil ou seu currículo estiver alinhado à vaga ofertada maior será a chance de aceitação.
Bom, na entrevista não é indicado dizer que está buscando por aquela vaga porque não encontra vagas na sua área. Aproveite esse momento para destacar quais conhecimentos e competências que você possui que são interessantes para a vaga que você está buscando.
Caso a vaga que você está se candidatando seja completamente diferente da vaga que ocupava anteriormente ou da área de sua formação, se questionado(a), você pode mencionar que está buscando uma nova atuação devido à dificuldade de recolocação por conta da situação econômica atual.
E aí, o que você achou da matéria de hoje? Deixe nos comentários quais são os próximos assuntos que você quer ver por aqui, quem sabe ele não seja o próximo tema a aparecer por aqui. Até a próxima.