A atual crise causada pelo coronavírus ainda não foi superada, mas diferente de antes, onde vários empreendedores sofriam com seus negócios parados devido às restrições, o cenário agora é de recuperação gradual. Com a flexibilização das medidas de proteção, muitos serviços voltaram a operar e muitas lições foram aprendidas com tudo isso. Nós elencamos nesta publicação as três principais, que serão importantes daqui a para a frente.
Uma tarefa importantíssima no ato de estruturar o plano de negócios, mas que muitas vezes é deixada de lado é o que fazer diante de um cenário desfavorável. Ter um plano de ação para prever os riscos e, principalmente, como agir nessas situações é fundamental para evitar perdas maiores e que podem levar o seu negócio a fechar as portas.
Quem fez a lição de casa conseguiu reagir mais rapidamente. No entanto, quem não tinha um plano passou por situações delicadas ou mesmo teve que abrir mão da sua empresa.
Com a indisponibilidade de acesso dos clientes a um estabelecimento físico, ficou mais do que provado de que é necessário migrar os serviços para o ambiente on-line.
A expectativa é que nos próximos anos as pessoas comprem mais produtos e contratem mais serviços de forma remota, principalmente pelos meios digitais.
A gente sempre bate nesta tecla e isso tem uma razão: quem controla bem o fluxo de caixa consegue se planejar para os momentos difíceis. Foi isso que observamos nesta pandemia, onde quem fez uma reserva e priorizou o que era essencial, conseguiu operar sem perdas tão numerosas, enquanto outros, infelizmente, tiveram que sair do mercado.
É importante que essas lições sejam aprendidas e façam parte da rotina dos empreendedores para quem num futuro isso se torne um padrão. Independente do que venha causar uma crise futura, devemos nos preparar para enfrenta-la da melhor forma possível e minimizar as perdas.