Quem está começando agora no mundo dos negócios sabe que não é nada fácil mantê-lo em funcionamento. Ainda mais quando precisamos acumular algumas funções, devido ao orçamento apertado no início das operações. Nessa rotina frenética do dia a dia, muitas vezes, cometemos alguns deslizes ou não damos a devida atenção a alguns fatores que impactam diretamente no sucesso ou não do nosso empreendimento. Se este é o seu caso, pequeno ou microempreendedor, não se preocupe, pois vamos dar algumas dicas para melhorar a gestão da sua empresa.
Separamos abaixo dicas de por onde começar a melhoria da gestão da sua empresa.
Infelizmente muitos empreendedores cometem o grave erro de não controlar e acompanhar o fluxo de caixa. Saber a receita que entra e sai da sua empresa é importante para se ter um parâmetro geral do seu empreendimento. Sem o seu devido controle, é difícil se preparar e se organizar para os momentos mais difíceis ou até mesmo para programar uma expansão.
Procure sempre registrar as entradas e saídas do caixa da empresa. Um controle diário, semanal ou mensal já é suficiente para que você já esteja ciente e possa, por exemplo, saber quais são seus gastos fixos e os gastos variáveis.
Outro setor que acaba ficando de lado na correria do dia a dia é o estoque. Não ficar atendo a quantidade de peças disponíveis em estoque atrapalha bastante as vendas. É preciso ter um controle para organizar as saídas e quando adquirir mais produtos para reposição.
Há meios bem eficientes e práticos de gerir isso. Você pode apostar em soluções de software gratuitas ou com boa relação custo-benefício para acompanhar o seu estoque.
Gostou das dicas? Então continue ligado em nosso blog e acompanhe a segunda parte desta matéria.