O prazo para entrega das declarações do imposto de renda se encerra às 23h59 de 31 de maio. Segundo informações da Receita Federal, é esperada a entrega de 34,1 milhões de declarações neste ano. Apesar do número altíssimo, alguns contribuintes mais “esquecidinhos” podem acabar perdendo o prazo e vão precisar regularizar sua situação junto à Receita Federal. Vamos te explicar o que acontece a partir de agora.
É preciso que o contribuinte esteja ciente de que deverá pagar uma multa pelo atraso. O valor da multa varia, podendo ser de no mínimo R$165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido. Nesse sentido, cabe salientar que o valor da multa começa a contar no primeiro dia seguinte ao da data limite de entrega e termina na data do envio da declaração ou na data do lançamento de ofício pela Receita Federal se não for entregue.
Quem perdeu o prazo deve regularizar sua situação o quanto antes e pagar a multa espontaneamente antes da notificação da Receita Federal. Se o contribuinte for notificado o valor da multa de 20% sobre o imposto devido sobe para 75% da multa de ofício.
É necessário acessar o site da Receita Federal e efetuar o download do software de envio da declaração. Assim que emitir a Declaração, você deverá receber a “notificação de lançamento de multa” e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darfs) da multa.
Caso tenha dificuldade para enviar sua declaração, não hesite em nos procurar. Nosso time está pronto para te auxiliar.
Não deixe de escrever nos comentários suas dúvidas e sugestões para as próximas semanas. Se cuide e até breve.