O prazo para entrega das declarações do imposto de renda se encerra às 23h59 de 31 de maio. Segundo informações da Receita Federal, é esperada a entrega de 32 milhões de declarações neste ano. Apesar do número altíssimo, alguns contribuintes mais “esquecidinhos” podem acabar perdendo o prazo e vão precisar regularizar sua situação junto à Receita Federal. Se você explicar o que acontece a partir de agora.
Perdi o prazo da declaração do IRPF, e agora?
Bom, é preciso que o contribuinte esteja ciente de que deverá pagar uma multa pelo atraso. O valor da multa varia, podendo ser de no mínimo R$165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido.
Dica
Quem perdeu o prazo deve regularizar sua situação o quanto antes e pagar a multa espontaneamente antes da notificação da Receita Federal. Acontece que se o contribuinte for notificado o valor da multa de mora de 20% sobre o imposto devido sobe para 75% da multa de ofício.
Como fazer a entrega?
É necessário acessar o site da Receita Federal e efetuar o download do software de envio da declaração. Assim que emitir a Declaração, você deverá receber a “notificação de lançamento de multa” e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darfs) da multa.