Dicas para não se enrolar com o cartão de crédito

Dicas para não se enrolar com o cartão de crédito

  • Posted by: webmaster
Dicas-para-não-se-enrolar-com-o-cartão-de-crédito-CCJ

O cartão de crédito é uma verdadeira mão na roda em diversas situações, mas também pode se tornar uma dor de cabeça e tanto quando não nos atentamos a alguns detalhes e passamos da conta. Se endividar com o cartão não é algo tão incomum assim. Por isso, é importante ficar de olho na fatura para não extrapolar nos gastos. Ainda bem que é possível evitar ficar enrolado com o cartão, basta seguir alguns pequenos cuidados.

1 – Prefira pagar o valor total da fatura do cartão

Quem nunca levou um susto daqueles quando chegou a fatura do cartão que atire a primeira pedra. Se você vive passando por isso e se vê tentado a pagar o valor mínimo é melhor afastar essa ideia. O pagamento mínimo pode parecer uma solução interessante para não desembolsar uma alta quantia de dinheiro num mês, mas fique sabendo que isso pode leva-lo ao descontrole financeiro.

Isso acontece porque nesta modalidade de pagamento são acrescentados multas e juros bem altos e isso não fica tão interessante no final das contas. Com as novas determinações dos cartões de crédito, se você optar pelo pagamento mínimo em um mês, você não poderá repetir esse processo no mês seguinte. Neste caso você terá que parcelar essa dívida, mas claro, acrescida de juros (pouco menores do que era anteriormente).

2 – Não atrase o pagamento da fatura

Se você não se atenta para todos os detalhes que estão presentes na fatura do seu cartão é bom ficar de olho na taxa de juros aplicadas em caso de atraso de pagamento. Pode parecer pouco, mas como são juros cumulativos, ir deixando passar os dias após o vencimento pode acabar transformando alguns centavos em valores mais consideráveis.

3 – Planeje suas compras

Ter um cartão com limite bem alto pode ser muito tentador se você é daqueles (as) que não podem ver uma promoção que já quer levar a loja toda. Sem falar que as facilidades de parcelamento a perder de vista podem fazer você achar que pode assumir uma dívida alta e descobrir futuramente que não poderá honrar o pagamento.

A principal dica aqui é deixar o impulso consumista de lado e planejar melhor quando fazer suas compras. Também é melhor fugir do parcelamento para não acabar juntando um monte de parcelinhas que se tornam bem caras, já que até mesmo no parcelamento pode ocorrer a aplicação de juros.

4 – Fique de olho no melhor dia para fazer compras

Nem sempre comprar algo que entrou na promoção hoje seja a melhor decisão para o seu bolso no mês seguinte. Isso porque você pode não se atentar para o melhor dia para fazer compras e acabar pagando um valor alto no mês seguinte.

Passe a verificar na sua fatura a indicação de melhor dia para compras para que você tenha um prazo maior para realizar o pagamento. Alguns cartões oferecem até 40 dias para você pagar, então saber exatamente o dia de fechamento da fatura vai fazer a diferença no valor a ser pago no mês seguinte.

E você aí, gostou das nossas dicas? Se você também tem alguma outra dica interessante não deixe de comentar em nosso post na rede social!