A tarefa de gerir uma empresa envolve uma série de questões e esferas da vida de uma pessoa. O líder precisa saber mediar muito bem as obrigações legais, os processos internos e também a cultura organizacional. Afinal, estamos lidando com pessoas e, manter um clima profissional e amigável é fundamental para que a empresa possa crescer e gerar bons valores. Pensando nisso, listamos algumas atitudes que os chefes devem evitar na gestão dos seus empreendimentos que acabam afastando colaboradores e gerando uma visão negativa sobre a empresa.
1 – Aquele que fomenta a rivalidade
Em certo aspecto, a competitividade dentro do ambiente de trabalho é positiva. Quando se estabelece uma meta e se incentiva que os colaboradores engajem-se neste objetivo e ao se atingir essa meta, a equipe também se beneficie do resultado é algo aconselhável a se fazer. Agora, se você, como gestor, cria um ambiente em que cada colaborador se vê obrigado a agir por si mesmo para ganhar algo, é hora de rever isso.
O clima de rivalidade dentro de uma organização pode gerar falta de união e espírito de equipe, o que claramente vai resultar em problemas de relacionamentos pessoais e profissionais. No fim, o clima organizacional será tão pesado e difícil de lidar que tarefas simples e que envolvem o grupo será como “pisar em campo minado” e sua empresa poderá perder muito por pequenos entraves internos.
2 – Aquele que não ouve ninguém
Não adianta nada promover reuniões e mais reuniões com sua equipe se o líder não for capaz de ouvir e avaliar as opiniões alheias. A falta de interesse em ouvir o que os outros tem a dizer gera uma espécie de medo nos colaboradores em expor o que acham e aí boas ideias são perdidas pela falta de comunicação.
3 – Aquele que não escuta ninguém
Infelizmente essa é uma situação muito comum dentro das organizações. O líder fala, passa novas demandas, traça novas metas e objetivos, a equipe segue calada e logo após formam-se pequenos grupos, onde os colaboradores emitem suas reais opiniões. Este é um sinal de que, talvez, você como chefe não está dando abertura suficiente para seus colaboradores. Ou pior, sua atitude inibe que seus funcionários se sintam à vontade de para se expressar.
4 – Aquele que desmotiva a equipe
Um líder precisa motivar sua equipe, elogiando os bons comportamentos ou mesmo lançando novos desafios e reconhecendo o empenho dos colaboradores. Quem não faz esse tipo de ação, como um simples agradecimento, passa a impressão para os funcionários de que seu esforço não vale a pena porque ninguém nota isso. Se você comete essa falha, reveja isso e comece a incentivar sua equipe. Funcionários motivados produzem mais e muito mais felizes.
5 – Aquele que constrange
O assédio moral é um assunto muito discutido atualmente. São várias denúncias registradas diariamente sobre atitudes de chefes e patrões contra funcionários. É preciso saber como corrigir comportamentos indesejáveis sem que se falte o respeito ou cause constrangimentos. É sempre recomendado realizar reuniões de feedback e conversar em particular com o colaborar que age de forma indesejada do que gritar ou chamar atenção na frente de todos os demais colaboradores.

Todos os direitos reservados Celso Jacob Consultoria ® 2019