O mês de Outubro chegou e com ele inicia-se uma importante mobilização em prol da saúde feminina: a campanha Outubro Rosa. Toda a população é convidada a fazer parte dessa luta contra o câncer de mama, uma doença grave e que faz mais de 600 mil vítimas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Criada na década 1990, a iniciativa global “Outubro Rosa” tem como missão principal a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama com foco na prevenção, destacando a importância do diagnóstico precoce da doença, como fator fundamental para o tratamento e cura da doença.
O Câncer de mama
Segundo dados de 2018 da OMS, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. A cada ano, 2,1 milhões de novos casos são diagnosticados, número que representa 24,2 % de novos casos de câncer na população feminina.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), neste ano são esperados 66.280 novos casos de câncer.
A melhor forma de prevenir o câncer de mama é adotando hábitos de vida mais saudáveis, como:
– A prática de atividades físicas regulares;
– Adoção de uma dieta balanceada e saudável;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar;
– Realizar a mamografia regularmente.
É importante que o cuidado com câncer de mama seja constante e não apenas no mês de outubro. Por isso, mulheres, não deixem de fazer o autoexame das mamas regularmente. O autocuidado é precioso e importante.