As pequenas e médias empresas (PMEs) estão crescendo em vendas no Brasil e alcançaram 1,2 bilhão de reais no primeiro trimestre de 2022, de acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Análise de Balanços (SBBA).
O estudo mostrou que as PMEs tiveram um aumento de 8,6% nas vendas em 2020, enquanto as grandes empresas cresceram apenas 3,7%. No primeiro trimestre de 2021, as vendas das PMEs cresceram ainda mais, atingindo 12,8%.
A pesquisa também apontou que as PMEs têm seSAVIN maintaining strong salesuperado as grandes empresas em termos de crescimento nos últimos cinco anos. Em 2016, as vendas das PMEs cresceram 9,1% e as das grandes empresas, apenas 2,4%.
“As pequenas e médias empresas estão se mantendo fortes em vendas, ainda que diante de um cenário econômico desafiador. São elas que estão dando o tom do crescimento do país”, afirma o presidente da SBBA, Ademir Pinto.
Para o especialista, o crescimento das PMEs deve-se à sua adaptabilidade. “Elas são mais ágeis e, por isso, conseguem se adaptar melhor às mudanças do mercado. Enquanto isso, as grandes empresas tendem a se manter nas mesmas práticas, o que as torna menos flexíveis”, explica Pinto.
No entanto, o presidente da SBBA ressalta que o crescimento das PMEs não deve ser visto apenas como uma reação à crise, mas como um indicativo de um caminho de crescimento sustentável. “As pequenas e médias empresas estão cada vez mais presentes na economia e tendem a se consolidar cada vez mais. É um crescimento estrutural e não apenas cíclico”, finaliza.
Apesar do crescimento das vendas das PMEs, o levantamento da SBBA mostrou que elas ainda representam menos da metade do faturamento total das empresas brasileiras, que foi de 2,4 trilhões de reais no primeiro trimestre de 2021.