Montar um currículo pode ser uma tarefa bastante complicada para muitas pessoas, afinal este documento serve como uma apresentação do candidato a uma vaga de uma empresa, que muitas vezes pode ser a oportunidade que você tem sonhado. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de preencher suas informações. Entre as inúmeras dúvidas que podem surgir, está a colocação de uma foto ou não no currículo. Você já se viu nesta situação? Se a sua resposta for sim, então é uma boa ideia continuar acompanhando essa matéria.
Para responder essa pergunta você precisa avaliar três coisas: o cargo que você está pretendendo exige boa aparência? A empresa solicitou uma foto anexada ao currículo? Eu tenho fotos adequadas para isso? Essas são as três principais perguntas que você deve responder antes de decidir se vai colocar a sua imagem ou não no currículo.
Digamos que você tenha respondido “sim” para o primeiro questionamento. Então, neste caso é uma boa ideia colocar uma foto. Agora se a sua resposta for “não”, a inclusão da foto é opcional, já que esse não é um dos pré-requisitos para a vaga ou se configura como um diferencial.
Para a segunda pergunta, aquela sobre a empresa solicitar a foto, a recomendação é que você siga as orientações de participação do processo seletivo, ou seja, se é pedido a anexação da foto, é bom você colocar uma.
Por último, antes de pôr a sua imagem é de suma importância avaliar se a sua foto está adequada para ser incluída em um currículo. Lembre-se que este documento é uma apresentação formal de você como profissional para uma empresa, logo, a foto que você colocar vai ser avaliada e com certeza terá um peso na forma como vão enxergar a sua postura. Desse modo, nada de colocar aquela selfie do Facebook ou aquele clique do Instagram, o ideal é que a imagem seja mais sóbria.
E aí, sanamos a sua dúvida? Se você quiser saber um pouco mais sobre como montar um bom currículo, basta dar uma olhada nessa dica e nessa outra aqui para mandar bem e conseguir aquela tão sonhada vaga.