Quem está acostumado a declarar o imposto de renda já está familiarizado com o sistema de envio das declarações. Ao final do processo, o software emite uma sequência de 12 números que representam a declaração. Agora, caso você seja novato, e acabou não anotando ou perdendo seu recibo e precisa dele, não se preocupe, pois vamos ensinar como resgatar o recibo do imposto de renda?
Apresentar a numeração não é obrigatória, a menos que você, contribuinte, queira acompanhar o processamento de sua declaração pela internet ou enviar uma declaração retificadora, por exemplo.
Caso você não consiga encontrar o recibo do imposto de renda, você pode tentar um desses três procedimentos:
1 – Pela internet
Para recuperar a sua numeração da declaração, basta ir ao portal e-Cac, no site da Receita Federal, no serviço “Declaração IRPF”.
Atenção, é preciso ter um cadastro prévio ou um certificado digital para acessar a plataforma.
2 – Pelo software
Se o envio foi feito pelo software da Receita a partir de um computador, a informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de ProgramasProgramas SRFIRPF20XXtransmitidas”. Atenção para a pasta criada no ano em que o contribuinte enviou a declaração.
Caso, seja necessário imprimir o recibo, o usuário deve acessar os dados através do próprio programa da Receita, clicando em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.
Agora, se o envio foi feito por dispositivo móvel, por exemplo, um dispositivo rodando o Android, estes arquivos deverão estar na pasta download. Após localizar o arquivo, é necessário clicar sobre ele para acessá-lo.
Se o envio foi feito por um dispositivo móvel com sistema iOS, esses arquivos estarão na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda do aparelho. Para acessá-lo, é preciso utilizar o iTunes.
3 – Presencialmente
Vale como último recurso se não for possível recuperar o arquivo pela internet ou pelo software. Nesse caso, será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas por todo o país.
Por fim, uma dica importante da Receita Federal é que os contribuintes sempre salvem uma cópia do recibo em PDF e guarde em local seguro em seus equipamentos eletrônicos. Dessa forma, você evita maiores dores de cabeça.
Em 2021, o início do envio das declarações foi no dia 1 de março. O prazo final para entrega é no dia 30 de abril. Ao todo, é esperado o envio de 32 milhões de declarações.
Vai declarar pela primeira vez ou precisa de ajuda para preencher os dados, conte com a nossa expertise. Clique aqui e entre em contato conosco.