Saiba como dar os primeiros passos para implementar a compliance na sua empresa

Saiba como dar os primeiros passos para implementar a compliance na sua empresa

  • Posted by: webmaster
Saiba-como-dar-os-primeiros-passos-para-implementar-a-compliance-na-sua-empresa-Banner-CCJ

O compliance (conjunto de normas que se relaciona à integridade corporativa) é uma ferramenta muito útil no dia a dia das organizações. Por isso, hoje nós vamos compartilhar com você algumas dicas para que você consiga dar os primeiros na implementação da compliance na sua empresa.

Antes de começarmos a falar sobre as dicas é importante ressaltar que a compliance é fundamental, porque ajuda a promover uma cultura ética, a diminuir as chances de impactos negativos na imagem e credibilidade, a diminuir os custos e a gerar produtividade nas instituições.

Primeiros passos para implementar a compliance

Código de conduta

Para que seus colaboradores saibam como agir de acordo com os valores e objetivos da organização, é importante que a empresa crie e compartilhe com eles um código de conduta e ética. Assim, eles terão a orientação necessária para agir de acordo com o que é ou não aceito pela organização.

Canal de denúncia

É importante que a empresa tenha disponível um canal para que os funcionários possam realizar suas denúncias. Esse canal pode ser, por exemplo, um formulário, chat ou campo disponível no sistema. Além disso, para que o recebimento e a apuração das denúncias sejam eficientes, é preciso dividir as denúncias em categorias, tipo corrupção e assédio. É fundamental ainda estabelecer as etapas seguintes após o recebimento das denúncias até a solução do problema.

Comitê

O comitê avaliará as denúncias e seus integrantes não podem estar relacionados ao dia a dia dos trabalhadores para que não seja criado nenhuma barreira que impeça um julgamento imparcial.

Incentivo para realização de denúncias

Os funcionários precisam ser incentivados a denunciar situações que considerem inadequadas. Isso pode ocorrer por meio de campanhas internas, reuniões ou palestras que mostrem a importância e a funcionalidade dos métodos adotados.

Acompanhe as ferramentas escolhidas

Para avaliar se as ferramentas escolhidas estão sendo úteis de fato é fundamental acompanha-las. Observe se o canal escolhido está sendo utilizado, se as denúncias estão sendo recebidas e avaliadas. Por fim, esteja disposto a receber sugestões e ouvir a opinião dos funcionários sobre as ferramentas utilizadas para entender os receios e necessidades deles.

E aí, o que você achou dessa matéria?

Não se esqueça de colocar nos comentários suas sugestões de temas para as próximas semanas. Se cuida e até breve.