Saiba como utilizar a tecnologia para estar à frente dos seus concorrentes

Saiba como utilizar a tecnologia para estar à frente dos seus concorrentes

  • Posted by: webmaster
Saiba-como-utilizar-a-teconologia-para-estar-a-frente-dos-seus-concorrentes-PT1-banner-CCJ

A tecnologia tem sido cada vez mais importante para as empresas. Segundo a pesquisa “The Networked Economy” realizada pela Deloitte, a quantidade de empresas que aumentaram seus investimentos em tecnologia foi de 58%. Esse dado mostra que as empresas estão percebendo a importância de estar conectadas e buscando soluções tecnológicas para se manterem competitivas.

Tecnologia é aliada para sair na frente da concorrência

Entretanto, nem todas as empresas estão conseguindo acompanhar essa demanda. De acordo com a pesquisa “The State of Small Businesses 2013”, realizada pelo Sebrae, metade das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras não utilizam a internet para fazer negócios. Essas empresas estão perdendo a oportunidade de crescer, se conectando com seus clientes e ampliando seus mercados.

Para que sua empresa não esteja entre as que estão perdendo mercado, é preciso estar atento às mudanças e buscar soluções tecnológicas.

9 dicas para usar a tecnologia a favor da sua empresa

Veja algumas dicas de como utilizar a tecnologia para estar à frente dos seus concorrentes:

– Crie um site: o site é a principal vitrine da sua empresa na internet. Ele deve apresentar seus produtos ou serviços de forma clara e objetiva, além de possibilitar que os clientes façam orçamentos e compras online.

– Utilize redes sociais: as redes sociais são um excelente meio de se comunicar com os clientes e divulgar sua empresa. Crie páginas nas redes sociais mais utilizadas, como Facebook, Twitter e LinkedIn, e produza conteúdo relevante para seus clientes.

– Desenvolva um aplicativo: se sua empresa possui produtos ou serviços diferenciados, é interessante desenvolver um aplicativo para que os clientes possam conhecer e comprar seus produtos de forma prática e rápida.

– Crie um blog: o blog é uma excelente forma de se comunicar com os clientes, apresentar novidades e dicas de utilização de seus produtos. Além disso, o blog também pode ser uma ótima ferramenta de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Investimento no on-line gera flexibilidade e baixo custo

– Use a cloud: a cloud é uma excelente forma de armazenar e compartilhar dados de forma segura. Ela permite que você acesse seus arquivos de qualquer computador conectado à internet, o que facilita o trabalho da sua equipe.

– Tenha um site responsivo: com o aumento cada vez maior dos dispositivos móveis, é importante ter um site responsivo, que se ajuste a qualquer tamanho de tela. Esse tipo de site é mais fácil de navegar e oferece uma melhor experiência ao usuário.

– Use o e-mail marketing: o e-mail marketing é uma excelente forma de manter contato com os clientes e promover seus produtos ou serviços. Crie uma campanha de e-mail marketing e escolha um tempo de envio adequado para não encher o spam dos clientes.

– Tenha uma loja virtual: se sua empresa vende produtos ou serviços pela internet, é interessante ter uma loja virtual. Ela permite que os clientes comprem diretamente de seu site, sem necessidade de sair de casa.

– Use ferramentas de gestão: as ferramentas de gestão são úteis para organizar e monitorar os processos da sua empresa. Elas permitem que você tenha uma visão geral do seu negócio e tome decisões mais inteligentes.

A exigência cada vez maior do mercado em relação à tecnologia, vem perturbando as empresas. Para estar à frente dos concorrentes, é preciso adaptar-se às mudanças e saber utilizar a tecnologia a favor do negócio.