Alerta vermelho: os sinais de que a saúde financeira da sua empresa vai mal - PT1

Alerta vermelho: os sinais de que a saúde financeira da sua empresa vai mal – PT1

  • Posted by: webmaster
Alerta_vermelho-os-sinais-de-que-a-saúde-financeira-da-sua-empresa-vai-mal-PT1-Banner-CCJ

É muito importante ficar de olho na saúde financeira do seu empreendimento, pois ela está intimamente ligada ao seu bom funcionamento e desempenho. Se ela não estiver bem, você pode ter que, infelizmente, fechar as portas da sua empresa. Por isso, para te ajudar a se policiar, listamos alguns sinais que você deve se manter atento(a) para identificar se a saúde financeira de seu negócio vai mal.

Se atente a liquidez

Primeiramente, você não pode deixar a liquidez de lado. A liquidez é a capacidade que a empresa tem de arcar com todos os seus gastos e manter sua operação, ou seja, seus índices avaliam se será possível cumprir ou não com suas obrigações. Nesse sentido, sempre verifique as contas que você tem a pagar e receitas que você tem a receber, para que a liquidez não chegue ou não se mantenha baixa, ou seja, quando as despesas são maiores que as receitas. Isso indica que vai faltar recurso para pagar suas contas.

Bom, calcular a liquidez é algo simples de fazer. Para chegar ao resultado, basta que você divida tudo que você tem a receber em curto prazo pelas despesas do mesmo período. Tranquilo, né?

Veja se o fluxo de caixa estar irregular

Outro ponto que você não deve ignorar é o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é a movimentação financeira do empreendimento em determinado período, ou seja, todas as entradas e saídas que a empresa teve em um espaço de tempo. O acompanhamento dessa movimentação pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Acompanhar o fluxo de caixa deixa as tomadas de decisões e o planejamento financeiro mais fáceis. Cabe ressaltar, portanto, que é imprescindível fazer o registro de todas as despesas, pagamentos, vendas, dívidas, valores a receber e todos os outros quantitativos que fazem parte da movimentação financeira da empresa. Não se esqueça: o fluxo de caixa deve ser regular e progressivo.

E aí, gostou das dicas que preparamos pra você hoje? Deixe nos comentários a sua opinião e quais os outros assuntos você quer ver a gente abordando por aqui, vamos adorar saber. Até a próxima.