O lançamento de um novo produto no mercado é cercado de expectativas sobre o seu desempenho. Quem não gostaria de lançar um produto que vende em poucas horas todas as unidades e os clientes/consumidores aguardam ansiosos pelas novas remessas? Bom, pode ser que você não consiga um produto tão arrasador a esse ponto, mas é possível ter mais sucesso no lançamento de novos produtos no mercado. Confira nossa lista com 3 dicas para ter sucesso no lançamento de novos produtos.
Antes de lançar um novo produto é importante planejar direitinho como será esse produto, como ele irá funcionar, o que ele traz de novo ou oferece ao consumidor/cliente, etc. Essas são perguntas-chave que precisam ser respondidas e que revelarão se o seu produto tem potencial para se sair bem nas vendas.
Você poder recorrer a ferramentas de planejamento estratégico para ajudá-lo nessa tarefa, como a matriz S.W.O.T, por exemplo.
Definir o público-alvo, ou seja, a parcela da população com potencial para se interessar pelo seu produto, é importante para saber a quem esse novo produto se destina. Conhecer esse público também é fundamental para saber se o seu produto atende as necessidades desse grupo, além de ajuda-lo a definir a melhor estratégia de divulgação e comercialização do produto.
Não abra mão de realizar pesquisas para entender melhor o que esse público deseja e espera do seu produto. Há diversas formas mais em conta de levantar esses dados, como formulários gratuitos, que podem ser enviados por e-mail ou postados em redes sociais.
Ah, não deixe de ficar atento a sua concorrência e pesquise bem também o que eles oferecem para descobrir as lacunas deixadas por eles. Só cuidado para não brigar com empresas consolidadas no mercado, pois o resultado pode ser muito desastroso, ainda mais se você for novato e a sua marca não é a primeira que vem a cabeça quando se fala nesse produto.
Com certeza o preço influencia bastante no sucesso ou fracasso do seu produto. Lembre-se que o exagero no valor do seu produto poderá afastar clientes e o preço muito abaixo pode levantar dúvidas quanto a qualidade do que você está pondo a venda.
Procure por um preço justo, convidativo e que o mercado esteja disposto a pagar pelo produto para que desperte atenção dos consumidores.
Com essas dicas, as chances de sucesso no lançamento de um novo produto são potencializadas e você fica mais perto ainda de ter um sucesso de vendas.