Por que pagamos impostos? Essa é uma pergunta que, apesar de parecer simples, tem suas nuances. Em primeiro lugar, cabe esclarecer que os impostos são cobrados em todas as atividades econômicas. Mas, afinal, o que é o imposto?
De forma geral, podemos dizer que o imposto é uma taxa que o Estado (quem é o Estado? Não o estado que você mora, como Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, mas sim o Estado, a União, o Governo) cobra dos cidadãos em troca dos serviços que presta. Ou seja, os impostos financiam os serviços públicos, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outros.
Mas por que os impostos têm que ser pagos por todos? O motivo é simples: é justo que todos contribuam para o financiamento desses serviços, pois todos usufruem deles. Todos os cidadãos beneficiam-se, direta ou indiretamente, dos serviços públicos.
Infelizmente, muitos não gostam de pagar impostos. O motivo pode ser por não saber a sua função. É importante que todos compreendam a importância do imposto para a sociedade como um todo. Os impostos são essenciais para o funcionamento do Estado e, sem eles, seria impossível garantir os serviços públicos.
Por isso, é importante que todos contribuam com os impostos, para que o Estado possa continuar a fornecer serviços de qualidade à população.